• Jobline Limpeza Profissional

A sanitização de ambientes no combate ao coronavírus

Atualizado: Abr 19

A limpeza diária dos espaços compartilhados é extremamente importante para evitar a propagação de diversas doenças, no entanto, ela pode não ter a mesma eficácia da sanitização de ambientes.


Pesquisas apontam que passamos 90% do tempo em ambientes fechados, o que faz com que essa exposição ao ar poluído tenha elevados níveis de microrganismos nocivos à saúde, inclusive na facilidade da contaminação pelo novo coronavírus.


Com um claro objetivo na desinfecção do local, a sanitização de ambientes se tornou uma grande aliada durante a pandemia da Covid-19, evitando a propagação mais rápida do vírus em ambientes que continuaram a ter um grande fluxo de pessoas.


Veja no artigo a seguir qual é a importância da sanitização e sua eficácia contra diversos microrganismos.




O que é sanitização?


A sanitização de ambientes é um processo sanitário com o objetivo de reduzir a presença de microrganismos prejudiciais à saúde como, por exemplo, bactérias, vírus e fungos.


Embora esse processo já seja importante para ambientes como hospitais e centros empresariais, a sanitização se tornou ainda mais relevante durante o combate ao novo coronavírus, gerando uma alta demanda para desinfecção de espaços públicos e comerciais.



A importância da sanitização no combate ao coronavírus


A pandemia de Covid-19 pegou o mundo de surpresa, medidas de isolamento social e fechamento de espaços comerciais fez com que a população começasse a pensar em alternativas para oferecer um ambiente livre de contaminação.


Devido ao rápido contágio da doença, a limpeza mais superficial se tornou pouco eficaz para que esses espaços pudessem voltar a funcionar, fazendo com que a sanitização de ambientes se tornasse uma alternativa importante.


Por conseguir devolver um ar mais livre da presença do vírus, o processo de desinfecção passou a ter um grande protagonismo durante a reabertura gradual do comércio, reforçando a segurança do cliente que deseja voltar a comprar presencialmente.


Ainda que várias empresas sigam no modelo do home office, a sanitização de ambientes surge como um grande reforço para essa reabertura além dos esforços para manter o distanciamento social entre os colaboradores.


A importância da segurança do processo de sanitização também gerou um Projeto de Lei para instituir uma política nacional de combate à transmissão de doenças infectocontagiosas, permitindo assim a reabertura da economia durante a Covid-19.


Ao contratar uma empresa especialista em sanitização de ambientes, o cliente deve se informar se a mesma segue os padrões impostos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a realização deste trabalho.



O que é sanitização de ambientes com ozônio?


O ozônio é um oxidante capaz de eliminar germes e partículas contaminadas no ar. Sua ação de decomposição o transforma em oxigênio, sendo então um processo livre de contraindicações e riscos para a saúde e o meio ambiente.


Estudos demonstram que o ozônio é capaz de eliminar 99% das bactérias presentes no ambiente devido a sua saturação. Uma grande vantagem em se utilizar esse componente para a desinfecção é que o mesmo não causa odores desagradáveis, podendo ser utilizado em espaços comerciais e médicos sem gerar um incômodo posterior nos presentes no local.



O que é sanitização de ambientes por nebulização?


Esse processo de desinfecção é feito através de nebulização no ambiente com solução desinfetante não tóxica. Pode ser realizada em diversos ambientes como casas, carros, escritórios e comércios.



Quem pode realizar a sanitização?


Embora seja um processo que não causa danos posteriores à saúde, esse serviço deve ser realizado por especialistas que entendem como realizar o manuseio dos equipamentos destinados para a atividade.


Sendo assim, é importante que a empresa que realiza a sanitização possa disponibilizar o que há de mais tecnológico no segmento para o cliente, além de fornecer equipamentos de proteção individual aos técnicos durante o processo.


Conheça os serviços de sanitização da Job Line e saiba como a nossa empresa pode te ajudar nesse processo tão importante para a sua saúde.


#sanitizaçãodeambientes #sanitização #COVID19 #coronavírus #desinfecção #desinfecçãodeambientes